sexta-feira, 6 de junho de 2008

Frangos Light Sussex


Frangos Light Sussex para venda
Os belos exemplares das fotos tem 7 e 8 meses de idade e estão a venda. São bastante robustos, foram criados A campo e estão vacinados contra New Castle, Marek, Gumboro, Bronquite infecciosa, Bouba e Micoplasmose. Servem para criadores de raças puras e para melhorar planteis caipiras pois são muito rústicos e bem pesados. Aproveitem


Plantel Light Sussex




Linha de fêmeas Light Sussex

As fotos são uma amostra do lote formado para constituir a linha de fêmeas do Centro Educacional. As característica principal deste lote é tipicidade racial. As fêmeas (frangas) nasceram no criatório Sta Adalgiza e são frutos de cruzamento de fêmeas adquridas da Avenorte (Pará), do criador Vicente Gama (Cristal) e do criador Adolfo (Viamão), as quais foram acasalados com macho de um criador de Capão do Leão e os produtos selecionados (notar franga de 7 meses em destaque). O macho tem 18 meses e foi o padreador de 2007 do criador João Bergman (Pelotas)

terça-feira, 3 de junho de 2008

Matrizes Orpington








Seleção de fêmeas Orpington para reprodução

As fêmeas Orpington apresentadas nas fotos foram selecionadas para compor a linha de machos da raça no criatório. Elas estão com oito meses de idade e são filhas de matrizes adquiridas do criador Vicente Gama, reconhecido criador de Orpington do município de Cristal-RS, várias vezes campeão da Expointer. Elas foram criadas em sistema de pastejo com galinheiro e cercas móveis. Iniciaram a postura em meados de maio de 2008. Para reproduzir , aguardam o término da muda de penas de um galo recentemente adquirido como reprodutor de Wolme Lima de Pelotas, também um criador tradicional e consagrado desta raça. O cruzamento desta duas linahgens é bastante promissor. Da prole serão selecionados pelo criatório somente os melhores machos (por isso linha de machos). Uma outra população foi selecionada para compor a linha de fêmeas. Em breve faço a apresentação.



New Hampshire em reprodução


Linha de machos New Hampshire
O lote fotografado compõe a linha de machos New Hampshire do Centro Educacional. Deste lote serão selecionados para permanecer no criatório somente machos. O galo reprodutor da foto tem aproximadamente 3 anos, é bastatne robusto e foi destaque de Exposição de Pelotas 2006. Eu particularmente acho um tipo bastante interessante para produção. Ele foi adquirido por mim no final do mesmo ano do criador João Bergman, atual diretor técnico da SARGS. Este galo é o pai dos frangos machos irmãos selecionados para Expointer 2008 aos quais legou beleza e tipicidade (ver fotografias no post anterior deste blog). As fêmeas do lote são, em sua maioria, frangas nascidas no início de outubro de 2007 e já iniciaram postura. A eclosão dos ovos da primeira chocada está programada para final de junho quando já teremos disponiblidade de pintinhos. A linhagem de fêmeas do mesmo criatório é constituída por frangas nascidas no início de novembro de 2007, todas filhas deste mesmo reprodutor que serão cobertas por um macho distinto.

New Hampshire:irmãos paternos














Seleção frangos New Hampshire

Os frangos New Hampshire em destaque nasceram no início de dezembro de 2007 em meu criatório. Eles também foram criados em sistema aberto, em galinheiros móveis. Da mesma forma que os da raça Orpington, hoje fazem parte do plantel do setor de avicultura alternativa do Centro Educacional João Paulo II em Viamão-RS onde trabalho como veterinário voluntário. Eles foram selecionados para irem a julgamento na Expointer 2008, mas provavelmente, apenas um deles concorrerá. O pai destes já esta em reprodução e tem sua foto publicada neste blog. Irmãs e irmãos destes frangos de diversas idades estão a venda .

JULGAMENTO FRANGOS ORPINGTON BUFF








JULGAMENTO RAÇA ORPINGTON BUFF



Os três frangos Orpington Buff apresentados nas fotos nasceram em meados de setembro de 2007 e foram produzidos em duas famílias distintas do meu criatório (Sta Adalgiza). Atualmente, eles pertencem ao Centro Educaional João Paulo II . Estes frangos foram criados livres, sob sistema de pastejo. Provavelmente, participarão da Expointer 2008. Uma a observação interessante é que embora possuam semelhanças, eles podem ser classificados em 3 biotipos distintos encontrados na raça. Isto instiga alguns questionamentos quando desejamos selecionar e fazer julgamentos morfológicos com base no padrão racial . Além disto, promove uma interessante discussão sobre julgamentos. Acredito que esta discussão possa auxiliar no melhor conhecimento da raça e ajudar nos processos seletivos de criadores e produtores . Portanto, lanço uma proposta: julguem qual dos três frangos apresentados deve ser o selecionado. As fotos individuais estão apresentadas nos posts anteriores em diversos ângulos para auxiliar na sua decisão (ver frango I, frango II e frango III). Participe e faça sua escolha. Convido a todos os interessados a opinarem.


Agradeço


Flávio Figueiredo

Frangos em julgamento-Frango III